Após a alegria da maternidade, como voltar a rotina da vida saudável?!

Após a chegada do nosso bebe, a alegria invade as nossas vidas e de toda nossa família...


Mas, junto com a alegria vem também muitos outros sentimentos que anteriormente nos eram desconhecidos, como a insegurança, o medo de tudo, afinal de contas agora somos 100% responsáveis pela vida de um serzinho tão lindo e tão dependente de nós. Se você é mãe de primeira viagem, então, essa insegurança é maior ainda.





Mas, conforme a mamãe vai conhecendo melhor o bebê, a confiança aparece.
Então é nesse moimento que muitas mamães decidem retomar suas vidas. Algumas tem que voltar a trabalhar, e outras tem o privilégio de poder curtir o bebê ais um pouquinho...
Nesse período, as noites mal dormidas, má alimentação, falta de atividades físicas, e falta de tempo para se cuidar, visto que muitas vezes mal banho tomamos direito, muitas mamães vão quase que enlouquecendo... Por isso que nesse momento, é importantíssimo a ajuda do parceiro ou de alguém da família para poder dividir nem que seja um pouquinho dos cuidados do bebê.

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Se você teve seu primeiro bebê, posso deixar bem claro que tudo passa. Ainda que pareça infinito as noites mal dormidas, uma hora as coisas se encaixam. Não tenha medo, é importante você saber disso.
Falando sobre seu próprio tempo, é claro que muitas vezes você não vai dispor de tempo para ir a uma academia e ficar lá por horas...Mas, caso você tenha um tempinho, uma caminhada na rua nem que seja 15 minutos já vai ter dar um grande bem estar. Esta caminhada vai te ajudar a respirar, colocar as ideias e pensamentos no lugar. Ouça  uma boa canção, e aprecie esse momento. 

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Quem sabe tentar tomar um banho com uma música bem relaxante?

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E que tal começarmos a falar sobre alimentação?
Diante de tantos mesversários é comum encontrar um monte de doces na geladeira a semana inteira, e quando estamos estressadas não buscamos brócolis, buscamos logo açúcar para adoçar nosso estresse.
Só que quanto mais nos distanciamos do nosso peso ideal mais difícil é voltar..
Portanto que estratégia podemos abordar apara que as coisas não saiam do controle e você não ganhe mais peso do que durante a gravidez?
Estratégias para voltar ao peso ideal:

1- NÃO COMPRE MAIS GORDICES
Evite comprar as coisas que vão te fazer cair em tentação na hora do estresse. Evite ter em casa biscoitos, bala, chocolate,leite condensado, chips, refrigerantes, sucos de caixinha e etc.
Tenha uma mente magra quando for fazer as suas compras, foque em comprar verduras, legumes, frutas, grãos integrais, ovos. Opte por sempre por comidas de verdade e fuja de produtos industrializados, processados, embutidos. Fuja do açúcar, que só mais aumentar o vício por doces. Justamente por estar amamentando, tenha uma alimentação saudável, rica em vegetais folhosos, legumes, proteínas e boas gorduras.
É claro que se você vive uma vida desregrada, a mudança de hábito não vai acontecer da noite pro dia. Mas tente fazer boas escolhas. Se você começar evitando o açúcar , pão, e farináceos já vai ver a grande diferença no seu dia a dia.

2- TIRE DA MENTE A PALAVRA PROIBIDO
A proibição leva a compulsão. Ninguém tem compulsão por brócolis, alface, tomate e etc. As compulsões são por massas, doces, pães, chocolates. Alimentos ditos como "proibidos".
Ensine sua mente a falar de forma positiva, ao invés de pensar que tal alimento é proibido, afirme PREFIRO comer tal alimento que é ais saudável e faz bem para a minha saúde.

3- Aprender a se conhecer para evitar COMPORTAMENTO DE AUTO SABOTAGEM
Ao longo da vida as pessoas aprender a repetir comportamentos ainda que prejudiciais e eles se tornam automáticos. Por exemplo, se você se acostumou a comer sobremesa após o almoço, isso virou hábito e automaticamente você vai querer. Quem faz dieta precisa mudar esse comportamento para obter sucesso.
É preciso ter auto conhecimento, conhecer a si mesmo é indispensável apara quem deseja identificar e compreender os motivos pelos quais se sabota. Questione suas crenças negativas,e limitantes: "eu não sou capaz" e "eu não vou conseguir". Por que pensar dessa forma? Foque e valorize cada pequena vitoria.
Não deixe que sua alimentação funcione no automático. Crie consciência de que seus comportamentos alimentares, sempre pense antes de comer, o que quer comer, o quanto vai comer. Não coma só por que te oferecem, ou só por que os outros estão comendo, ou por que come todos os dias naquele horário mesmo que nesse momento não está com fome. 
Essa consciência só depende de você!

4-RECONHEÇA suas conquistas:
Valorize e reconheça cada conquista, cada grama perdida é motivo para se alegrar! Se recompense com pequenos presentes que não seja comida, como uma blusa nova, uma maquiagem, uma foto bonita, um passeio com o bebê... Busque coisas que te deem prazer que não seja comida. Nesse momento da maternidade isso parece mais difícil, pois é uma fase que não vivemos mais para nós mesmas. Mas se esforce!
Enfim, é muito importante seu próprio reconhecimento do mérito, isto vai te motivar e vai mostrar a sua mente que você está no caminho certo.
Flexibilidade e estilo de vida saudável fazem toda a diferença, não se escravize em dietas restritivas que não serão duradouras e só vai te desanimar no meio do caminho. Seja constante na sua jornada de boa alimentação. Curta cada fase da sua vida, afinal há tempo para todas as coisas e neste  momento o tempo é todo do seu bebê. Curta bastante afinal ao tempo voa e não volta mais.


Colaboração especial da Adriane Ferretti, fisioterapeuta e Health Coach.




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Um comentário:

Rafaela Torres disse...

Um post melhor que o outro