ALERGIA A OVO

Eiii meus amores..
Vamos falar um pouco sobre saúde.
O tema é alergia a ovo.
Minha opinião pessoal,sou alérgica desde de muito novinha,aprendi a lidar com minha alergia,no começo eu comia alimentos que contia ovos,mesmo sabendo que não podia,coisa de criança que não aceita a realidade..kkkkkkk
Minha alergia começou como algo simpels,pequenas manchas na pele como picadas de inseto,e com o passar do tempo foi se agravando,começei a sentir falta de ar,como se tivesse sufocando,sentia taquicardia e fazia tbm placas de pus na garganta.
A minha alergia em sí,é a esses ovos de granjas,esses brancos,por incrivel que pareça frangos criados sem ração eu não tem qualquer alérgia.
Quando eu era criança a quase 29 anos atrás surgiu um tratamento mas naquela epoca era muito caro e como meus pais perceberam que eu não tinha alergia a frango e ovo caipira ,foi só evitar o frango e o ovo de granja.
Enfim com o tempo me adaptei e aprendi a mudar algumas receitas ,aprendi a fazer sem ovo.


 Alergia ao ovo acontece quando o sistema imune identifica as proteínas da clara do ovo como um corpo estranho, desencadeando uma reação alérgica com sintomas como:
  • Vermelhidão e coceira na pele;
  • Dor no estômago;
  • Náuseas e vômitos;
  • Coriza;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse seca e chiado ao respirar.

Em que idade se manifesta a alergia?

A alergia ao ovo revela-se no bebé, habitualmente entre os 9 e os 12 meses, altura em que são introduzidas na alimentação infantil a gema e a clara de ovo, respetivamente. Nesta fase, o alimento é introduzido cozinhado, e como já vimos esta apresentação é menos alergénica, pelo que os sintomas podem apenas surgir após alguns anos, quando a criança tem alergia apenas ao ovo cru e o experimenta pela primeira vez mais tarde na infância, numa mousse de chocolate, por exemplo, ou ovos mexidos / omelete, em que há menor tempo de cozedura.
A alergia ao ovo em adultos é muito raro iniciar-se “de novo”, mas podem ocorrer casos de alergia tardia em que se esta se mantém ativa desde a infância, sem cura.

Como confirmar a alergia

O diagnóstico da alergia ao ovo muitas vezes é feito através do teste de provocação, no qual se deve ingerir um pedaço de ovo, no hospital, para que o médico observe a ocorrência dos sintomas acima citados. Outra forma, é fazer o teste cutâneo de alergia ao ovo ou fazer um exame de sangue para identificar a presença de anticorpos específicos ao ovo.
A alergia ao ovo pode causar anafilaxia, uma reação tão exagerada que pode ser fatal (provocar a morte), mesmo com quantidades mínimas (vestígios). A alergia alimentar é, de longe, a causa mais frequente de anafilaxia nas crianças.
Então mamães fiquem de olho quando começar a introduizir qualquer alimento novo aos pequenos.
VACINAÇÃO X ALÉRGIA A OVO:

A Dra. Ana Karolina B.B. Marinho, Coordenadora de Imunizações da ASBAI, explica que existem duas situações:
1- Pessoas com história de reações alérgicas leves a moderadas, após ingerirem ovo (apenas urticária, por exemplo), podem receber a vacina sob supervisão médica e devem ficar em observação por 30 minutos após a vacinação.
2- Pessoas com história de reações alérgicas graves após a ingestão de ovo, como a anafilaxia, por exemplo, têm contraindicação para receber a vacina. “Porém, se o risco de exposição à febre amarela  for muito grande, o paciente deve ser encaminhado ao especialista para realização de testes cutâneos com a vacina da febre amarela. Se o resultado do teste for negativo, pode-se administrar a vacina sob supervisão médica e com período de observação de 30 minutos. Se o teste for positivo, deve-se discutir com o alergista o fracionamento das doses ou a dessensibilização em ambiente que ofereça a possibilidade de manejo adequado em caso de possível anafilaxia pós vacinal”, explica a Dra. Ana Karolina.
Eu sou mãe e minha preocupação era que meus filhos tivesse esse mesmo problema,tanto que o pediatra só liberou ovo para eles depois 1 ano,e mesmo assim somente a clara, e depois a gema.Graças  à Deus ,eles não são alérgicos.

Muitas receitas por aqui faço sem o ovo,como bolos,tortas,panquecas,salgadinhos.
Vou fazer um post para passar algumas receitas que eu uso por aqui.



Nenhum comentário: