Síndrome dos ovários Policísticos

Oi gente hoje com a ajuda da Dra. Edla do Amaral  , muito amável ao meu pedido , se prontificou a responder algumas duvidas e ajudar vocês  e eu com algumas informações.
Estou aqui para falar um pouco de um problema que tem sido muito comum entre as mulheres de idade fértil.
SÍNDROME DO OVÁRIO POLICISTICO

Eu fui diagnosticada com Sop ( Síndrome dos ovários policisticos) aos 16 anos, foi um choque porque eu não sabia nada sobre o problema e nunca tinha ouvido falar e sinceramente  na época a 12 anos atrás o médico também não me esclareceu muita coisa.😒😒
O tempo foi passando e vi muitas amigas ser diagnosticada com o mesmo problema .😣
Vamos falar um pouco sobre o assunto e  tirar algumas dúvidas.
Entrei em contato com a Dra. Edla e ela se colocou a disposição para  fazer um post para o blog tirando algumas dúvidas. 💕💕
Fiz algumas perguntas e enviei a ela .
Segue as perguntas meninas  :

1 – O que é SOP?
- A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, comum entre mulheres na idade fértil, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. Existe a hipótese que tenha origem genética e caracteriza-se por irregularidades menstruais, alta produção de hormônios masculinos e presença de microcistos nos ovários.

2- Quais os sintomas mais comuns?
- ciclos irregulares;
- menor frequência de ovulação;
- dificuldade para engravidar.
- crescimento anormal de pelos nas regiões do baixo ventre, seios, queixo e buço;
- aumento da oleosidade da pele e aparecimento de cravos e espinhas;
- queda de cabelo;
- aumento do peso.

3- Quais os sintomas mais raros?
- desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- desenvolvimento do diabetes tipo
2.
4 - A mulher pode ficar estéril se não houver um diagnóstico cedo?
- Não, a SOP não leva à esterilidade, e sim à Infertilidade, sendo responsável por dos 50% dos problemas de infertilidade em mulheres que têm dificuldade de ovular e, mesmo conseguindo engravidar, aumenta a chance de abortamento espontâneo no primeiro trimestre e o de desenvolver diabetes gestacional.
É preciso entender a diferença entre ESTERILIDADE e INFERTILIDADE:
INFERTILIDADE é uma diminuição da chance da engravidar. Ex: mulheres com  endometriose, homens com diminuição do número e motilidade dos espermatozóides.
ESTERILIDADE é a incapacidade natural de gerar filhos. Ex: mulheres com obstrução das duas trompas e homens sem espermatozóides na ejaculação.

5 - Qual a melhor forma de diagnóstico?
- Exame de Ultrassom.

6 - Qual o tratamento?
- Anticoncepcional;
- Medicamento para diabetes em mulheres com resistência à insulina.

7 - Caso a mulher consiga engravidar os policísticos podem sumir definitivamente?
- Não, a SOP não é considerada uma doença curável, porque os sintomas podem reaparecer assim que o tratamento é interrompido, sendo portanto importante, prosseguir com o tratamento e acompanhamento da doença durante toda a vida.

8 – Dieta e exercícios pode diminuir os sintomas?
- Como a doença está associada ao futuro aparecimento da diabetes, riscos cardiovasculares e síndrome metabólica, um estilo de vida saudável pode diminuir os sintomas ou mesmo estacionar a SOP sem o uso de medicamento, sendo, portanto, muito importante a prática de atividade física pelo menos 3 vezes por semana, controle do peso através de uma dieta balanceada, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.
Espero que tenham tirado algumas dúvidas
Siga a Dra. Nas redes sociais para conhecer mais sobre o trabalho dela.
@draedladoamaral

https://www.facebook.com/draedladoamaral/

8 comentários:

Chris Ferreira disse...

Muito bom o post. É super importante esclarecer este assunto. Eu nunca passei por isso, mas sei que o post será útil para muitas mulheres.
Beijos
Chris

BlogSweetChic disse...

Adorei o post, hoje em dia casos de infertilidade está se tornando cada vez mais comum...ainda bem que os tratamentos são eficazes né?
Bjão =*

Ligadinhas por Débbie Silva disse...

Compartilhando já este post! Nossa , minha irma mais velha tem SOP , ela tem um filho, porém quer muito engravidar e não consegue ... Vou mostrar para ela este post

Unknown disse...

Achei bem interessante e super explicativa essa resenha e assunto abordado, sempre bom tratar de assuntos sérios de forma clara e objetiva. Parabéns pelo conteúdo.

Dai Coelho disse...

Que post esclarecedor! Conhecimento é poder. E quanto mais sabemos e nos conhecemos melhor podemos nos cuidar. Bjos

Ray Camargos disse...

Acho muito importante falar desse tipo de assunto, eu mesma não sabia nada a respeito e gostei muito de saber. Parabéns!!!

Mariani disse...

Super importante falar sobre esse assunto! Gostei muito.
Parabéns.
Beijos

Unknown disse...

Sei bem como é, pois eu tenho Sindrome metabólica, e o meu excesso de peso é exatamente pelo SOP, as espinhas a mesna coisa.