Depressão pós parto

Oiii genteeeee..
Hoje estou aqui para falar sobre um assunto delicado e dar o meu depoimento também.

  A depressão pós-parto é surpreendentemente comum. Estima-se que ela afete entre 10 e 20 por cento das mulheres que tiveram bebê. Os sintomas incluem ansiedade, falta de energia e mudanças no padrão de sono e de alimentação. 
Depressão é uma doença como outra qualquer, que exige tratamento, incluindo remédios e terapia. Acima de tudo, depressão pós-parto não é culpa da mulher, nem significa rejeição ao bebê.



O que é a depressão pós-parto?
A depressão pós-parto é bem mais séria do que uma melancolia passageira. A grande maioria das mulheres se sente triste nas primeiras duas semanas depois do parto, no chamado blues puerperal, mas é uma melancolia que vai embora sozinha. 
No caso da depressão pós-parto, a tristeza e a falta de energia não melhoram conforme o tempo passa. A mulher não vê graça em quase nada: as situações prazerosas são cada vez mais raras. 
É importante que a mulher ou algum familiar reconheçam logo a depressão, para que ela receba o apoio e o tratamento necessários. Sem tratamento, a depressão pode durar meses e até anos.
Os especialistas não têm uma explicação exata para a depressão pós-parto, mas acreditam que seja uma combinação de fatores hormonais, ambientais, psicológicos e genéticos. 

Infelizmente nós mulheres criamos uma fantasia muito Grande em relação a maternidade, nos ficamos tão focadas na perfeição que esquecemos um pouco os desafios.
A depressão pós parto é uma coisa terrível,muitas mulheres que não buscam tratamento demoram anos para se recuperar ,as vezes isso até piora e se transforma em algo maior.
A depressão pós-parto costuma aparecer no primeiro mês depois do parto, mas ela também pode surgir a qualquer momento ao longo do primeiro ano do bebê. 
Em alguns casos, a mulher está se sentindo bem e se adaptando à vida de mãe, e a depressão aparece. Em outros casos, ela já estava deprimida durante a gravidez, e a chegada do bebê não traz alívio.


Quando engravidei da minha Primeira filha eu fiquei apaixonada pela idéia desde do começo,ficava pensando como seria perfeito ter uma menina,em tudo que faríamos juntas ,mas a gestação  começou a ser mostrar  conturbada,cheia de desafios, foi uma gestação de risco e aí começou toda minha ansiedade,o parto foi extremamente complicado ,quase perdemos nossas vidas e ai começou meus problemas.
Fiquei 7 dias no hospital ,eu simplesmente não dormia ,eu passava a noite em pânico lembrando do parto .
Quando vim para casa, comecei a ter crise de chorro, fiquei anciosa,não conseguia sentir aquele apego pela minha filha, aquele amor perfeito que eu passei a gestação sonhando , quando ela chorava eu ficava desesperada,tudo que eu queria era conseguir acalmar ela, mas sentia como se ela não me reconhece como mãe,eu  não dormia,nao tinha fome,sentia um aperto no peito como se eu fosse morrer a qualquer minuto.

E eu tinha vergonha de falar isso com alguém e a pessoa achar que eu era uma mãe terrível, um dia sozinha em casa vendo televisão vi uma reportagem sobre depressão pós parto é aí o céu se abriu e eu percebi o que eu tinha ..
Essa tristeza durou 1 mês mas eu fui me recuperando, e me apaixonando novamente pela maternidade..
Então meninas saiba que se vc está passando por isso ,vai passar, converse com sua família, amigos , médico com quem vc se sentir bem.Busque ajuda.
Espero que tenham gostado do post..
Se passaram ´por isso deixe seu depoimento também.

Amanda

Nenhum comentário: